4 de setembro de 2019

Solenidade do Hasteamento da Bandeira Nacional – 2º dia



Créditos: Alex Fabian

Em comemoração ao feriado da Independência do Brasil, a Escola Nossa Senhora de Fátima realiza a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional durante toda a semana (02/09/19 a 05/09/19). Além da reunião dos alunos no pátio e execução do Hino Nacional, a solenidade também conta com discursos, contextualização histórica e declamações de poesias referentes à Pátria por parte de estudantes e professores.

A homenagem do 2º dia (03/09/2019) no turno matutino iniciou-se com o aluno Gabriel do 9º ano recitando a poesia “Pátria Amada”, de Sulamita Cezarano, e fazendo uma reflexão sobre o valor da Independência e sobre as verdadeiras rupturas que o acontecimento provocou na sociedade brasileira desde aquele tempo. Em seguida, Kaíque do 9º ano também declamou uma bela poesia de autoria de Olavo Bilac, intitulada: “A Pátria”. O discurso patriótico do dia foi brilhantemente executado pela aluna Caroline do 8º ano, que destacou a força e o poder do povo brasileiro que podem e devem ser usados no combate aos problemas sociais do país. Para fechar a solenidade, Jainilson do 8º ano fez uma contextualização histórica dos problemas e procedimentos que o Brasil teve que enfrentar logo após a proclamação da Independência.

Já no turno vespertino, os discursos foram iniciados pela aluna Rayssa do 8º ano, que fez uma profunda reflexão sobre o papel da educação na conquista de uma Independência plena e sobre os conceitos equivocados referentes ao patriotismo que têm sido plantados na cabeça do povo brasileiro. Na sequência, Maria Isabel do 8º ano nos presenteou com um empolgado discurso patriótico que comemorava o marco histórico da Independência e ressaltava a importância da ordem, respeito e honestidade para que o país alcance o progresso. Gleicielle do 7º ano também brilhou ao fazer uma interessante contestação da ideia de que “os jovens são o futuro do país”, quando na verdade nenhuma geração, mesmo em sua juventude, parece ter contribuído perceptivelmente para a solução da maioria dos problemas sociais do país. Assim, a estudante propôs um levante da população de todas as idades para mudar a trajetória do Brasil. Para encerrar a festividade do dia, o aluno Vitor do 9º ano também fez uma contextualização dos fatos que sucederam ao Grito da Independência.